Para o melhor amigo o melhor pedaço

Mensagens / Amizade

Para o melhor amigo o melhor pedaço

Serapião era um velho mendigo que perambulava pelas ruas da cidade. Ao seu lado, o fiel escudeiro, um vira lata branco e preto que atendia pelo nome de Malhado. Serapião não pedia dinheiro. Aceitava sempre um pão, uma banana, um pedaço de bolo ou um almoço feito com sobras de comida dos mais abastados.

Serapião era conhecido como um homem bom, que perdera a razão, a família, os amigos e até a identidade. Não bebia álcool, estava sempre tranquilo, mesmo quando não havia recebido nem um pouco de comida. Dizia sempre que Deus lhe daria um pouco na hora certa e, sempre na hora que Deus determinava, alguém lhe estendia uma porção de alimentos.

Serapião agradecia e rogava a Deus pela pessoa que o ajudava. Tudo que ganhava, dava primeiro para o Malhado, que, paciente, comia e ficava a esperar por mais um pouco. Não tinham onde dormir. onde anoiteciam, lá dormiam.

Certo dia, com a desculpa de lhe oferecer umas bananas, fui bater um papo com o velho Serapião. Iniciei a conversa falando do Malhado, perguntei pela idade dele, o que Serapião, não sabia. Dizia não ter ideia, pois se encontraram um certo dia quando ambos andavam à toa pelas ruas.

– Nossa amizade começou com um pedaço de pão – disse o mendigo. Ele parecia estar faminto e eu lhe ofereci um pouco do meu almoço e ele agradeceu abanando o rabo, e daí, não me largou mais. Ele me ajuda muito a viver e eu retribuo essa ajuda sempre que posso.

– Como vocês se ajudam? Perguntei.

– Ele me vigia quando estou dormindo. ninguém pode chegar perto que ele late e ataca. Também quando ele dorme, eu fico vigiando para que outro cachorro não o incomode.

Continuando a conversa, perguntei:

– Serapião, você tem algum desejo de vida?

– Sim – respondeu ele. Tenho vontade de comer um cachorro quente, daqueles que a Zezé vende ali na esquina.

– Só isso? Indaguei.

– É, no momento é só isso que eu desejo.

Saí e comprei um cachorro quente para o mendigo. Voltei e lhe entreguei.

Ele arregalou os olhos, deu um sorriso, agradeceu a dádiva e, em seguida, tirou a salsicha, deu para o Malhado, e comeu o pão com os temperos. Não entendi aquele gesto do mendigo, pois imaginava ser a salsicha o melhor pedaço.

– Por que você deu para o Malhado logo a salsicha – perguntei intrigado. Ele, com a boca cheia, respondeu:

– Para o melhor amigo, o melhor pedaço.

E continuou comendo, alegre e satisfeito. Despedi-me do Serapião, passei a mão na cabeça do Malhado e saí pensando com meus botões:

– Aprendi alguma coisa hoje.

Como é bom ter amigos. Pessoas em que possamos confiar. E saber reconhecer neles o seu real valor, agindo em consonância.

Por outro lado, é bom ser amigo de alguém e ter a satisfação de ser reconhecido como tal. Jamais esquecerei a sabedoria daquele eremita:

“Para o melhor amigo, o melhor pedaço.”

Confira também

Veja mais mensagens relacionadas

A rainha da amizade

Carismática como a protagonista de um best-seller, tu tens ainda simpatia e beleza como atrativos destacados. Tenho orgulho de ter sido escolhida a tua amiga, pois além de todas as...

A rainha da amizade

Quanto vale um amigo?

Me perguntaram: quanto vale um amigo? Respondi: não sei, os que eu tenho, ganhei… Não estão à venda e não tem preço.

Quanto vale um amigo?

A procura

Um dia acordei com uma imensa vontade de procurar algo! Tinha a impressão de ter perdido algo durante a noite, algo muito importante, essencial… Não sabia exatamente o que procurava, porém...

A procura

Você é tão especial

Você é tão especial, em muitas maneiras! Eu realmente espero que entenda o quanto você alegra os meus dias com o seu jeito infantil e carinhoso! Espero que você coma...

Você é tão especial

Amizade é a contradição

Amizade é a contradição de que o pra sempre, sempre acaba.

Amizade é a contradição

A vida é melhor com amigos

Se Eu fosse a vida Não permitiria que ninguém morresse de dores e sofrimentos. Apenas que dormissem o sono da eternidade Se Eu fosse a Luz Não permitiria que ninguém vivesse no escuro Fazia de cada...

A vida é melhor com amigos

Aos amigos

Deus, na sabedoria, criou o amigo. alguém em que se possa confiar, um amigo fiel que nos compreenda, e nos estenda sempre a mão para ajudar. Ele sentiu que precisaríamos de...

Aos amigos

Amigos como nós

Quem foi que disse que nós precisamos de um motivo especial para nos encontrarmos? Amigos como nós não se podem pautar pelo calendário, pois existirá sempre uma boa razão para...

Amigos como nós